Conheça um pouco melhor o orador Fernando Hernández!
Doutorado em Psicologia e Professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Univerdade de Barcelona.
As suas ideias são baseadas em Jonh Dewey (1859-1952) - filósofo e pedagogon norte-americano que defendia a relação da escola com a vida e com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
John Dewey (1859 - 1952)
Considerado herdeiro de Dewey, o autor diferencia os Projectos de trabalho das Pedagogias de projecto da década de 20. Explica que a diferença fundamental é o contexto histórico.
“A pedagogia de projetos surge nos anos 20 e projecto de trabalho surge nos anos 80. Além disso, os princípios são diferentes. A pedagogia de projectos trabalhava num modelo fordista, que preparava as crianças apenas para o trabalho na fábrica, sem incorporar aspectos da realidade quotidiana dentro da escola. Os projectos de trabalho tentam uma aproximação da escola com o aluno e se vinculam muito à pesquisa sobre algo emergente. Eu não digo que uma coisa é melhor que outra mas sim que são diferentes. É importante que isso fique claro” (Revista Nova Escola, nº. 154, 2002).
Hernandez afirma que os projectos de trabalho contribuem para a formação dos discentes auxiliando na aprendizagem, uma vez que eles passam a participar no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, ressalta: "os Projectos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos activos, reflexivos, actuantes e participantes" (HERNÁNDEZ, 1998).
[Queira conhecer um pouco melhor o nosso orador aqui, através de uma entrevista cedida para a Nova Escola]
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